quinta-feira, 23 de julho de 2009

Á procura de uma vida melhor

Sou uma jovem de 18 anos, conclui recentemente o ensino secundário em Vila Flor e tenciono continuar os estudos.
Ser jovem é uma etapa da vida que se desenvolve naturalmente em qualquer lugar, contudo somos sempre influenciados pelo meio em que vivemos e as condições que esse mesmo meio nos proporciona.
Nos últimos anos tem-se verificado uma grande diminuição do número de jovens que sem dúvida tem consequências no futuro desenvolvimento da região de Vila Flor.
Como jovem que sou, reconheço as dificuldades que a minha geração enfrenta, apesar de viver numa zona que nos garante as condições necessárias, há, porém, muitas expectativas que não são correspondidas. Vivemos num meio pequeno, não existem muitos espaços de diversão para os mais novos, nem um leque variado de actividades que estes possam realizar nos seus tempos livres. Faltam também mais espaços verdes, onde as pessoas possam passear, mais parques para as crianças brincarem.
Existe outro aspecto que considero relevante e que não é muitas vezes tido em conta no meio em que vivo, que é o facto de ainda nos deparamos com uma série de barreiras arquitectónicas, que dificultam em muito a vida das pessoas com deficiências. Quanto aos espaços de estudo disponibilizados aos jovens, como a Biblioteca Municipal, penso que deveria haver mais material didáctico e também informático, assim como, a nível dos transportes públicos, que deveriam ser mais frequentes e de melhor qualidade, no transporte de pessoas entre as aldeias e Vila Flor.
Por tudo isto, o nosso sonho é partir e ir em busca das grandes cidades, onde para além de tirarmos um curso, ambicionamos, em muitos casos, permanecer e fazer carreira.
Os jovens escolhem assim viver longe, pois, Vila Flor não nos garante emprego e não se justifica também investir num concelho que enfrenta hoje a dura realidade da desertificação e da emigração.
São por isso, são muitos os que afirmam que aqui não têm condições para pôr em prática as suas capacidades. Urge então o desenvolvimento de medidas politicas, incentivos e apoios ás ambições desta faixa etária, com o principal objectivo de ajudar á sua fixação.


Escrito por Anónimo, 18 anos Vila Flor

Nenhum comentário:

Postar um comentário